Projeto que mobiliza e conscientiza jovens sobre seus direitos e deveres na temática da Justiça Climática tem início na capital do Acre com duração até fevereiro de 2022

Publicado em 09/12/2021 às 22:00

 

Começou em setembro de 2021 e segue até fevereiro de 2022, o Projeto Juventudes – Plantando Ideias e Colhendo Ações, com objetivo de engajar jovens rio-branquenses da periferia amazônica, mobilizando e conscientizando com informação sobre seus direitos e deveres na temática da justiça climática.

Os jovens têm acesso a informações sobre desmatamento, impactos das queimadas e a destruição ambiental, utilizando a comunicação, a incidência política, a poesia, o graffiti e a educação ambiental como ferramentas de transformação e engajamento socioambiental, além de ser uma forma acessível de troca de saberes com a periferia amazônica.

Os participantes receberão certificado de participação, kits e uma bolsa de auxílio no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). As oficinas estão acontecendo em formato ‘online’ aos sábados durante um mês em cada regional de Rio Branco, com exceção da oficina de Graffiti que acontece aos domingos de maneira presencial.

 Oficina de Conscientização Ambiental – Pense globalmente, aja localmente

A oficina é ministrada pelo Comitê Chico Mendes, com objetivo de demostrar as consequências locais dos problemas ambientais e injustiça climática até os aspectos globais das mudanças climáticas. Trazendo além dos problemas, as possíveis soluções para essa crise climática, a fim de engajar a juventude de Rio Branco nas causas ambientais.

Oficina de Comunicação e Incidência Política – Vozes independentes

A oficina é ministrada pelos coletivos MATPHA e Pastoral da Juventude, com objetivo de fazer com que as juventudes protagonizem o ativismo socioambiental, dando suporte para que eles possam entender o seu papel e sua força na discussão das mudanças climáticas.

Oficina de Escrita Criativa – Poesia que escurece

A oficina é ministrada pelo coletivo Poetas Vivxs, com objetivo de encorajar, promover e consolidar a potencialidade artística de escritores, músicos e artistas periféricos, com o incentivo a escrita, a identidade e o empoderamento linguístico, cultural e regional, como ferramenta de transformação e descolonização das ideias.

Oficina de Graffiti – A arte que salva a floresta

A oficina é ministrada pelo coletivo TRZ Crew com o objetivo de inserir jovens, no universo das culturas urbanas “graffiti”, fortalecendo os laços artísticos e culturais entre artistas e participantes, ensinando e demonstrando um pouco das artes das ruas. Além de reforçar a mensagem através das artes visuais, do enfrentamento local às mudanças climáticas.

 

Inscrições no instagram do projeto

MANXINERUNE TSIHI PUKTE HAJENE – MATPHA

Rua 7 de setembro, Wanderley Dantas – Rio Branco, Acre

CNPJ 43.979.312/0001-00