Hortas Urbanas: o primeiro passo para garantia da segurança alimentar para famílias indígenas de contexto urbano em Rio Branco – Acre
Parceiros
CESE Coordenadoria Ecumênica de Serviço
COMIN Conselho de Missão entre Povos Indígenas
OPIACOrganização dos Professores Indígenas do Acre
O projeto Hortas Urbanas é uma iniciativa da MANXINERUNE TSIHI PUKTE HAJENE (MATPHA) com parceria da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), visando auxiliar famílias indígenas em contexto urbano.
O projeto fez o apoio a 16 famílias indígenas da APA do Amapá, sendo área proteção ambiental do lado do Amapá, localizada no município de Rio Branco – Acre, com aproximadamente 70 pessoas entre mulheres, crianças e homens, dos povos indígenas Manchineri, Kaxinawa, Apurinã e famílias do Ramal Bom Jesus situado no bairro Vila Acre. O projeto foi executado em duas etapas, a primeira com a distribuição de cestas básicas e kits de higiene.
Foto: Alana Manchineri
A segunda foi a construção de hortas urbanas em lugares ociosos da residências das famílias, com distribuição de sementes de hortaliças, adubo, dentre outros materiais. Contando ainda com curso de capacitação e cuidados com o plantio e manutenção de hortas urbanas, ministrado pelos membros da MATPHA, com cartilha de cuidados e vídeos demonstrativos que ficaram disponíveis em grupos WhatsApp para posteriores consultas.